terça-feira, março 20, 2012

Pão de Lágrimas


Pois tenho comido cinza como pão, e misturado com lágrimas a minha bebida,Salmos 102:9

A lágrima ou fluido lacrimal é um líquido composto de agua,sais minerais,proteínas e gorduras,produzido pelas glândulas lacrimais e serve para lubrificar  e limpar os olhos. Mas para alem disto as lágrimas são pedaços de nós que  vem pra fora revelando sentimentos, mostrando  o tamanho da ferida aberta na alma ou expresando uma alegria imensa que sentimos.
Quem já não viveu uma situação semelhante à do salmista, há dias em que não conseguimos suportar a situação e então elas aparecem. Este texto quer dizer um pouco mais, pois  o Salmista diz que está comendo  cinzas. Estas cinzas vem representar decepções e alguns fracassos que ele teve que enfrentar; e foi tão intenso que ele chegou a dizer que a sua alma se recusava em ser consolada(salmos77:2). Jesus também chorou algumas vezes; por Lazaro, por Jerusalem, no  getsêmani e estas foram acompanhadas pelo seu suor que se transformou em grande gotas de sangue ; a exemplo do mestre todos nós temos um dia pra enfrentar este cardápio horrendo.
Quem sabe agora mesmo seja este o seu caso, pode ser que suas lagrimas são justificadas pois existe algumas que nem se encontra justificativas. As que mais queimam o nosso rosto são aquelas que são causadas por aqueles aquem adimiramos ou amamos; estas produzem tambèm fraqueza , desanimo e não apenas nos tira a alegria do rosto mas tira também o brilho da vida.
O pão com cinzas geralmente o comemos sozinhos, não há uma mão ou um ombro que nos console, e o sabor do fel de amargura tende a permanecer  como um indesejado aliado das nossas piores horas. Horas da noite que nenhum ser humano as vezes pode nos ouvir .Mas esta não é toda a verdade pois a bíblia diz que há balsamo em Gileade (Jer 8:22) , o senhor nos acompanha ainda na calada da noite(salmos 4:8), o choro pode durar uma noite mais a alegria vem pela manha(salmos 30:5) e mais Deus não te desampara ainda mesmo que tua mãe te abandone e palavra do senhor conclui dizendo que Deus enxugará todas as nossas lagrimas(Isaias 25:8).
Fortaleça o teu coração pois você não está só, o senhor está contigo e no tempo certo ele colocará os teus adversários por terra e cantarás o hino da vitória.

Deus te abençoe.

Pr. Elizeu Batista

2 comentários:

  1. Abençoadas palavras... precisava mesmo delas... Deus abençoe!

    ResponderEliminar
  2. Muito profundo e consolador este artigo. "O Senhor dos Exércitos está no meio de Nós, o Deus de Jacó é o nosso refúgio"Sl 46. Que bom termos esta certeza e podermos não olhar para as circunstâncias.

    ResponderEliminar